Dois enólogos que marcam a história do vinho em Portugal nas últimas décadas, em duas regiões que o mundo reconhece como de elevada qualidade e personalidade, o Douro e o Alentejo, reencontram-se num projeto pensado para o Douro, nas regiões do Cima Corgo e Douro Superior, dois terroirs excecionais e protegidos. Assim nasce Duorum, um projeto sonhado e realizado nos vinhedos milenares do Douro. A Duorum Vinhos iniciou a sua atividade em Janeiro de 2007 e exprime a vontade de João Portugal Ramos e de José Maria Soares Franco de juntarem as suas atividades profissionais de enólogos num projeto de produção de vinhos do Douro de características únicas e de dimensão internacional.
NOTAS DE PROVA:
Visão: intensa e profunda vermelho, tons violeta.
Olfato: aroma intenso, fresco e complexo, frutos maduros, como amora, ameixa e cassis, alguns aromas florais, como violetas, e aromas terciários tais como especiarias.
boca: firme, taninos maduros e suaves e acidez equilibrada. com grande grande volume e corpo, um final longo e elegante.
DENOMINAÇÃO: Douro.
VINHEDO: solos xistosos: Terroir.
UVAS: Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz.
ENVELHECIMENTO: envelhecido em barris de 225 e 300 litros de carvalho francês (30% novo, segundo usados e 3º ano 70%) por 12 meses.
PREPARAÇÃO: depois de seleccionado, uvas desenhada para entrar na adega, esmagado e conducidad para cubas de aço inoxidável robotizadas pressionado. Nesta fase, a realização de pré-fermentação maceração a baixas temperaturas. Subsequentemente, a fermentação em tanques de aço inoxidável a uma temperatura controlada de 28ºC.
EMPARELHAMENTO: carne, massas, cordeiro, jogo.
ÁLCOOL: 14%